A melhor maneira de perder peso é a mais espetacular

Alguns deles misturam batidos viscosos, outros estudam tabelas de carboidratos e outros engolem pílulas de gordura. O que realmente ajuda é difícil de dizer, com uma exceção.

Pille andorinha, misturar pó – Hach, a perda de peso pode ser tão simples. Diz o anúncio. É claro para muitos que não é tão fácil na realidade. Fica ainda mais difícil, se você já tem muitas dietas atrás de você. Mas o que realmente ajuda? Os produtos para perda de peso são úteis, o dinheiro é jogado fora – ou mesmo perigoso?

Provavelmente, o maior mercado de produtos de perda de peso pertence aos chamados produtos de Fórmula. Estes são pós que são agitados em água ou leite – eles são destinados a substituir uma ou mais refeições por dia.

“Mas muitas dessas dietas são rápidas o suficiente”, diz Silke Schwartau, do centro de consumo de Hamburgo. Afinal, o prazer permanece praticamente na linha. “Além disso, as promessas de publicidade são exageradas.” Um dos problemas com as bebidas é especialmente quando a perda de peso disposta apenas refeições individuais substituiu com ele: ele come para as outras refeições ou entre automaticamente mais. O efeito da bebida vai para zero.

Diet Shake: Jump-start para o severamente acima do peso

No caso de severamente acima do peso, os produtos da Fórmula poderiam ser um salto, diz Schwartau. A vantagem: essas bebidas podem ser consumidas por uma quantidade medida com precisão de calorias, acrescenta Lars Selig, nutricionista e chefe da equipe de nutrição da Universidade de Leipzig. Todas as vitaminas importantes estão incluídas na maioria dos produtos.

Mas ele também diz: As dietas para beber só funcionam se você fizer exatamente isso. “Funciona sob supervisão médica se você não comer nada, mas só bebe de três a cinco doses – dependendo da variedade – durante o dia. E isso por sete a dez dias “, diz Selig. Então você come primeiro uma refeição de volta ao normal e aumenta gradualmente. Isso é útil, por exemplo, quando as pessoas querem ou precisam perder muito e, após os primeiros sucessos, surge um período de seca frustrante.

Mude a dieta, mas deixe de fora todas as refeições

“Isso funciona a curto prazo, afinal de contas, você muda completamente a dieta – mas então você basicamente precisa voltar à sua dieta”, diz o professor Andreas Fritsche, do Departamento de Medicina e Prevenção Nutricional do Hospital Universitário de Tübingen. “Na verdade, todas as dietas baseadas na falta ou limitação, rejeitam ou até mesmo são perigosas.”

Por exemplo, aqueles que perdem completamente calorias repentinamente colocam seus corpos em estado de emergência. “Há um clima de alarme, os hormônios do estresse aumentam”, diz Fritsche.

Qualquer dieta que restrinja severamente diminui o metabolismo de energia – o corpo está se esforçando para manter seus suprimentos. Perder peso torna-se duplamente difícil. E o corpo até se adapta: “Quanto mais dietas você faz, menos eficazes elas são”, diz Lars Selig. Por exemplo, aqueles que começam a perder peso durante a puberdade, experimentam efeitos de ioiô e fazem com que a próxima dieta às vezes tenha seu metabolismo tão próximo de seus joelhos que a perda de peso é dificilmente possível.

As pílulas ligam a gordura da nutrição – com efeito colateral

Mas na publicidade, existem outros meios que prometem sucesso. Então, comprimidos especiais devem ligar a gordura da dieta. A gordura deve ser eliminada de acordo com os fabricantes – em vez de se acomodar nos quadris. “Mas mesmo isso dificilmente pode durar mais, porque você pode ter uma perda de gordura ruim”, diz Selig. Mesmo o sucesso é limitado: mesmo aqueles que aceitam os efeitos colaterais, perdem apenas alguns quilos.

Para a maioria dos outros remédios, a eficácia não foi comprovada, mas algumas instruções na embalagem, como “Eficácia confirmada”, não se referem ao efeito de perda de peso. E outros têm efeitos colaterais que não podem ser tomados para perda de peso.

Mas o que realmente ajuda contra os quilos? Claro, o princípio é: quem consome mais do que ingere, diminui. Mas isso é mais fácil dizer do que fazer. É importante, antes de mais nada, tomar consciência de suas fraquezas pessoais, recomenda Silke Schwartau. O que eu realmente estou comendo durante o dia? Um pedaço de bolo no fim de semana não é certamente o problema. Mas são as fichas noturnas? Ou você come batatas fritas todas as tardes, uma grande porção de flocos crocantes de chocolate no café da manhã ou bebe limonada regularmente?

A dica: o diário nutricional clássico

Para aqueles que não têm certeza de qual é o problema, Selig recomenda administrar um diário nutricional por uma semana para identificar o problema principal – e realmente abordá-lo primeiro. Afinal, quanto menor a mudança, mais simples e mais sustentável ela pode ser.

Exemplo: Se você comer os biscoitos da gaveta todos os dias no escritório, poderá substituí-los por uma maçã . Ele mantém tudo o resto por um bom tempo – depois de várias semanas, o corpo se acostumou a isso, e pode-se pensar em atacar outro canteiro de obras nutricionais.

“Somente aqueles que bloqueiam a troca de comidas desfavoráveis ​​e calóricas podem mudar seu modo de vida”, diz Fritsche. O que funciona para um, todo mundo tem que descobrir por si mesmo. “É também genética que me faz dieta rica em gordura ou talvez açúcar engrossa.”

Esportes na vida cotidiana: das escadas ao HIIT

Quando se trata de consumo, é importante não definir metas muito altas, mas integrar o movimento à vida cotidiana. “Temos que ir mais de novo”, encoraja o médico. Deve ser pelo menos cinco, melhor dez quilômetros por dia. No entanto, se você não vai trabalhar ou andar de bicicleta, essas rotas são improváveis ​​para a pessoa média. Portanto, todas as possibilidades devem ser usadas para movimentos adicionais. Escadas em vez de elevador, correm uma estação de ônibus e de vez em quando abandonam o carro. Se você já tem uma aptidão básica relativamente boa, mas apenas pouco tempo, o Treinamento HIIT também é adequado para você. Para o treinamento intervalado de alta intensidade, você precisa apenas de 20 a 30 minutos, duas a três vezes por semana. Força e resistência são treinadas e a gordura corporal é quebrada. Outra vantagem, quase não há dispositivos necessários porque a maioria dos exercícios funciona com seu próprio peso corporal. Isso pode diminuir lenta e sustentavelmente – mais de meio quilo por semana, não deve ser para o sucesso a longo prazo, mas não.

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