A próstata é importante para a sexualidade?

A próstata é importante para a sexualidade?

Sim. Estudos científicos mostraram que até mesmo o aumento benigno da próstata tem um impacto negativo na capacidade erétil do homem. Além disso, os problemas da próstata são frequentemente associados com LUTS (Sintomas do Trato Urinário Inferior, em alemão: ” sintomas do trato urinário inferior” ). Mas também mudanças na micção, como uma bexiga instável, podem ter um impacto negativo na sexualidade.

Drogas que são tomadas em um aumento benigno da próstata (bloqueador do receptor alfa1), podem causar uma chamada ejaculação retrógrada . Isso significa que o ejaculado não sai do pênis na frente, como é usado, mas entra na bexiga. Neste caso também se fala de um “orgasmo seco”. Isso às vezes é sentido pelos homens afetados como muito desagradável. Portanto, ao tratar o aumento benigno da próstata, é importante lembrar quais medicamentos estão sendo usados.

Entre outras coisas, os chamados inibidores da 5-alfa-redutase são usados ​​na terapia do aumento benigno da próstata. A longo prazo, estes devem levar a um aumento da próstata na diminuição do volume. Mas tenha cuidado! Esses bloqueadores dos receptores 5-alfa interferem no equilíbrio hormonal e podem ter um efeito negativo sobre a libido. A longo prazo, os inibidores da 5-alfa-redutase também podem induzir alterações no tecido cavernoso, o que, por sua vez, leva à disfunção erétil .

Ainda mais do que as mudanças benignas na próstata, as mudanças malignas podem ter influências muito graves na sexualidade do homem. Dos ditos “orgasmos secos” à disfunção erétil tudo é possível. Estes podem ocorrer, em particular, se as medidas terapêuticas forem, por exemplo, procedimentos cirúrgicos ou radiação. Portanto, é importante que a preservação da função sexual seja realizada suficientemente cedo. 

Às vezes, no entanto, também terapias anti-hormonais no câncer de próstata existente. Isso também pode levar a sérias mudanças, não só na sexualidade, mas também no bem-estar geral do homem. Porque em uma terapia anti-hormonal é uma intervenção no hormônio do homem do rei, a testosterona .

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Como posso manter minha próstata saudável?

A atividade física regular – tanto específica quanto inespecífica – desempenha um papel muito importante na saúde da próstata. Como atividade específica, por exemplo, o assoalho pélvico pode ser treinado. Atividades físicas gerais incluem musculação moderada ou treinamento de força. Numerosas dicas, tanto para um assoalho pélvico saudável quanto para um “treinamento de força” geral, podem ser encontradas aqui: Planos de treinamento>

Potência: treinamento gratuito

A potência e a resistência são alcançadas, em particular, pelos músculos do assoalho pélvico treinados e pela boa circulação sanguínea do pênis. Ambos podem ser alcançados com apenas alguns minutos de treino por dia. Aqui você encontrará material de treinamento gratuito!

Mesmo a ejaculação regular pode ter um efeito positivo na saúde da próstata. Porque dessa maneira vem regularmente ao “flushing” de todo o trato reprodutivo. Por exemplo, mesmo substâncias ou bactérias negativas são melhor removidas do corpo. Alguns estudos sugerem que a ejaculação regular pode atrasar ou prevenir o câncer de próstata.

As dicas mais importantes para uma boa dieta para proteger a próstata

Uma dieta saudável pode ter um efeito muito positivo na saúde da próstata. Portanto, a próstata deve estar sempre bem suprida de sangue. Portanto, proteínas especiais são especialmente importantes para os vasos. Recomenda-se tomar L-arginina. Isso é feito melhor na forma de avelãs, amêndoas ou amendoins – dica: pegue 200 gramas distribuídos ao longo do dia.

Atenção: Qualquer um que escolhe amendoim como um lanche no meio, deve absolutamente selecionar amendoins sem sal. Porque a ingestão de sal para o corpo não deve ser aumentada desnecessariamente.

Uma versão ligeiramente modificada é comer apenas 100 gramas de avelãs, amêndoas ou amendoim por dia e depois – além de comer – cerca de 200 gramas de atum ou salmão – para o almoço. É importante no fornecimento de L-arginina que é distribuído ao longo do dia. Antecedentes: A L-arginina é absorvida e depois rapidamente metabolizada. Ao distribuir o suprimento, um nível alto relativamente constante pode ser mantido ao longo do dia.

Outra maneira de fazer algo de bom para a próstata é dar ao seu corpo mais citrulina. A citrulina, por exemplo, é encontrada em melancias, especialmente na casca. Então, se você comer uma melancia (um quarto de fruta por dia é aconselhável), também deve comer a carne levemente esbranquiçada diretamente sobre a casca. Aqueles que acham que as melancias são muito suculentas e, portanto, pouco práticas, também podem obter seu impulso diário de citrulina com a ajuda de 300 gramas de sementes de melancia torrada. Semelhante à L-arginina, uma distribuição durante todo o dia também é importante aqui. Deve-se notar que os núcleos devem ser mordidos a cada vez: somente o interior branco é consumido!

Alternativas à melancia são pepinos e abobrinha, que também contêm muita citrulina. Da mesma forma as sementes de melancia e abóbora.

O consumo de alimentos contendo flavonóides também pode ter um efeito positivo sobre a próstata. As seguintes frutas estão entre estes alimentos: maçãs, pêras, mirtilos, morangos, uvas, laranjas, limões, toranjas, ameixas, damascos, cerejas ou beterraba. A quantidade recomendada é de várias mãos, distribuídas ao longo do dia.

Os materiais vegetais secundários, que incluem, por exemplo, o indole-3-carbinol, também contribuem para a saúde da próstata. A ingestão pode ser por comer brócolis, couve-flor ou repolho. O mesmo efeito saudável pode ser alcançado com todos os outros vegetais crucíferos, espinafre, couve ou vegetais de folhas verdes. A quantidade recomendada é de duas mãos cada, idealmente para o almoço.

Mas se você quiser fazer algo de bom para a sua próstata, você não precisa mudar sua dieta completa. Pode já ser um primeiro passo para usar um óleo de maior qualidade ao cozinhar. Portanto, óleo de cardo, óleo de girassol, óleo de cânhamo e óleo de soja contêm ácidos graxos insaturados ou essenciais que não podem ser sintetizados pelo organismo. 

Em princípio, deve-se notar em uma dieta saudável para reduzir o consumo de açúcar, tanto em alimentos e bebidas. Mas mesmo aqueles que passam muito tempo ao ar livre já estão fazendo uma valiosa contribuição para sua próstata. Pela luz solar, o corpo humano é capaz de produzir vitamina D. A necessidade diária não pode ser totalmente coberta, mas de 80 a 90%. O restante da vitamina D pode ser novamente alcançado com a ajuda de uma dieta consciente. Neste contexto, são recomendados os peixes gordurosos, como o salmão, o arenque ou a cavala, bem como o fígado, a gema de ovo e alguns cogumelos comestíveis.

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