Como evitar excesso de peso com essas 8 dicas

Obesidade e obesidade são definidas como um acúmulo anormal ou excessivo de gordura, que pode ser prejudicial à saúde. Além disso, há uma série de doenças graves que podem levar ao desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Portanto, a prevenção da obesidade é muito importante para obter saúde, tanto física quanto psicologicamente. Para saber se estamos acima do peso, precisamos saber o peso dividido pelo tamanho ao quadrado. Quando o resultado é igual ou menor que 25, nosso peso está correto, mas se for de 26 a 29, podemos estar acima do peso e a coisa passa. Se você passar esses números, falamos sobre obesidade.

Uma doença de plantão

Estima-se que a obesidade esteja envolvida em um em cada 20 casos de câncer. Em alguns países, o risco de excesso de peso é maior, especialmente nos países desenvolvidos e, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a obesidade está relacionada ao desenvolvimento de doenças como diabetes e pressão que, a longo prazo, podem levar à morte.

Dicas para evitar excesso de peso

1. Coma uma dieta saudável

Quando comemos corretamente, é baseado em alimentos que fazem parte da dieta mediterrânea, que é reconhecida pela OMS, podemos lidar e reduzir nosso excesso de peso. Isso é consumir produtos sazonais e terrenos, frutas, legumes, laticínios, etc. Uma dieta variada e balanceada é a melhor maneira de evitar a obesidade.

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Caso contrário, com uma dieta rica em proteínas animais, processados, gordura e açúcar, desenvolve-se a obesidade, assim como a hipertensão arterial, arteriosclerose, diabetes e pâncreas, ou problemas de abrasão.

2. Pratique o exercício regular

Comida saudável não é suficiente para ser saudável e levar um estilo de vida ideal. A fim de lidar com excesso de peso, é necessário precisar de semanalmente. Se é muito melhor a cada dia, mas se não pudermos, faremos isso em três dias por semana.

Há muitas maneiras de praticar esportes, desde rotinas mais específicas na academia até natação, dança, caminhada … enfim, em movimento. O exercício do exercício deve ser iniciado de muito pequeno porque o excesso de peso já pode ocorrer em crianças.

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3. Consumo de fibra

Alimentos ricos em fibras se destacam entre os alimentos que queremos comer para lidar com o excesso de peso. Podemos encontrá-lo em muitos alimentos, por exemplo, em frutas, legumes, vegetais verdes e crus e em grãos integrais. A fibra ajuda a regular o intestino, torna a digestão não pesada e elimina as toxinas mais rapidamente.

4. Entregue maus hábitos

A vida sedentária é responsável pelo aumento do excesso de peso na população. E se adicionarmos fumo e bebida a ele, então o risco é maior. Levar uma vida saudável é deixar de lado o tabaco e o álcool. Da mesma forma, reduziremos o consumo de sal, gordura e açúcar.

5. Café da manhã completo

Muitas pessoas pensam que comer o café da manhã é um bom hábito e que você pode perder peso. Mas esta afirmação não está correta porque um café da manhã é recomendado para ter a força necessária. Depois coma alguma coisa no meio da manhã, almoce, faça um lanche e finalmente jante.

Ou seja, você pode fazer 5 refeições por dia, mas uma quantidade moderada (exceto o café da manhã, que deve ser muito completo).

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6. Sempre mastigue devagar sem pressa

É verdade que atualmente comemos muito rápido por causa do padrão de vida que temos. Ainda assim, devemos tentar comer devagar, provar a comida e mastigar corretamente.

7. Sempre coma com o reconhecimento de um profissional

Se planejamos fazer dieta para reduzir a gordura, não podemos fazer isso de graça. Precisamos do conselho de um profissional para seguir a dieta que precisamos. Cada pessoa é diferente e não há dietas gerais que funcionem para todos.

8. Educar de casa, escola ou comunidade

Uma boa dieta e o desempenho do treinamento contínuo é algo que deve ser nativo para os jovens de casa. Faz parte de uma educação para não incentivar a obesidade. Começa em casa, em toda a família, continua na escola para continuar em outros grupos sociais.

Como saber se estamos com excesso de peso

Para saber se temos excesso de gordura, é extremamente útil usar uma das fórmulas mais usadas nesse sentido (você também pode usar nossa calculadora de IMC ).

Como você sabe, para fazer esse cálculo, use o peso (em quilogramas) dividido pelo tamanho (em metros) do quadrado. Se o resultado for igual ou menor que 25, não estamos acima do peso (ou seja, peso normal). Se estiver entre 26 e 29, está com excesso de peso. Caso tenhamos 30 anos ou mais, já estamos enfrentando a obesidade.

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