Uma dieta sem glúten é fácil de seguir com essas dicas

Uma dieta sem glúten é fácil de seguir com essas dicas

Para seguir uma dieta sem glúten, você precisa aprender a identificar os alimentos que contêm essa proteína, bem como onde procurar substitutos saudáveis.

Ter uma dieta sem glúten significa ter uma dieta em que todos os produtos de aveia, trigo, cevada e outros grãos são removidos. O glúten é uma proteína que os seres humanos não precisam necessariamente, portanto pode ser retirada da dieta de uma pessoa sem grandes problemas. No entanto, geralmente é recomendado apenas para pessoas que têm intolerância ao glúten, são particularmente sensíveis ou têm alergia.

Alguns anos atrás, apenas pessoas com alergia ou intolerância mudariam para uma dieta sem glúten. No entanto, devido aos possíveis benefícios para a perda de peso , pessoas sem intolerância também optaram por excluir essa proteína de suas dietas. Isso ocorre porque, ao contrário de muitas outras dietas, isso sugere um plano equilibrado que não causa saídas metabólicas ou outros efeitos colaterais. Além disso, é mais fácil manter por longos períodos, pois inclui todos os grupos da indústria.

Neste artigo, examinaremos mais de perto uma dieta sem glúten.

Algumas razões para seguir uma dieta sem glúten

Há também outras razões pelas quais alguém escolhe seguir uma dieta sem glúten, além de ter um distúrbio como a doença celíaca .

Embora os grãos estejam ao pé da pirâmide alimentar, essa dieta exige que comamos alternativas saudáveis ​​sem essa proteína.

Essa dieta é baseada principalmente na combinação de produtos naturais que não contêm glúten e que possuem uma composição mais equilibrada de micro e macronutrientes. Por exemplo, alimentos como carnes magras, peixe, legumes e pseudo grãos são aceitos.

Como limita o consumo de alimentos processados, é uma boa opção para quem quer perder peso, sem arriscar efeitos adversos à saúde. Além disso , ajuda a controlar a inflamação , de modo que uma dieta sem glúten pode realmente ajudar a aliviar e prevenir várias doenças.

Uma dieta sem glúten também pode ajudar:

  • Fortalecer o sistema imunológico e aumentar a defesa.
  • Reduzir a inflamação e controlar a síndrome do intestino irritável.
  • Controle do diabetes tipo 1.
  • Controlar os sintomas da artrite reumatóide.
  • Trate a tireoidite.
  • Prevenir e tratar doenças cardiovasculares.
  • Controlar certas condições da pele.

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Dicas para iniciar uma dieta sem glúten

Quando se trata de uma dieta sem glúten, você deve definitivamente consultar seu médico ou um nutricionista antes de começar . Embora seja um modelo nutricional seguro, você ainda precisa adaptá-lo às suas necessidades individuais, idade, saúde e peso.

No entanto, existem algumas etapas simples que você pode seguir ao iniciar esta dieta que facilitará.

Damos a você as sete dicas mais importantes para iniciar uma dieta sem glúten:

1. Livre-se de grãos que contêm glúten

A base para uma dieta sem glúten é eliminar os grãos que contêm a proteína do glúten. Embora possam ser considerados alimentos saudáveis, é necessário removê-los da dieta e encontrar bons substitutos sem glúten.

Uma lista de grãos que você precisa cortar:

  • refúgio
  • Desenvolver
  • Tapete
  • Soletrado
  • kamut
  • Orar
  • amido
  • Semolina-mel
  • Derivados como pão, massa, bolos, etc.

2. Veja os rótulos dos alimentos

As pessoas que decidem seguir esse tipo de dieta precisam verificar cuidadosamente os rótulos dos alimentos para evitar produtos que contenham glúten ou traços dele. No entanto, algumas empresas começaram a rotular seus produtos como “sem glúten” para tornar isso um pouco mais fácil e menos demorado.

3. Cozinhe em casa

É mais fácil controlar o que está no seu prato se você mesmo cozinhar os alimentos . Dessa forma, você pode ter certeza de que está usando alimentos orgânicos que não contêm essa proteína.

Infelizmente, muitos restaurantes usam farinha em muitas de suas receitas, mesmo quando se trata de carne.

4. Saiba como reconhecer “glúten disfarçado”

Cuidado! O glúten também pode ser disfarçado em outros produtos, o que tornará mais difícil a identificação. Verifique os rótulos para garantir que o produto não contenha glúten, cereais, farinha, amidos ou amidos modificados . Também não deve conter extratos ou diluentes de malte.

5. Verifique seu café da manhã

Muitos itens do café da manhã contêm glúten . Portanto, certifique-se de ficar longe de cereais, barras energéticas e produtos de amido e farinha em geral.

6. Uma dieta sem glúten exige que você substitua produtos à base de cereais

No mercado atual, existem pseudo grãos destinados a substituir grãos contendo glúten. Algumas alternativas como quinoa, milho e trigo sarraceno tornaram-se populares devido ao seu alto conteúdo nutricional.

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7. As bebidas também podem conter glúten

Bebidas feitas de cereais ou contendo malte, como água de cevada, cerveja e certos tipos de máquinas de café, também contêm glúten. Não ignore esse detalhe, é importante ter em mente, pois geralmente se concentra apenas em alimentos sólidos.

Você está pensando em seguir uma dieta sem glúten? Lembre-se dessas dicas e aproveite os benefícios que esta dieta oferece. Além disso , certifique-se de seguir uma dieta boa e equilibrada, que não seja muito limitada ou tenha um teor calórico muito baixo.

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